fbpx

#10 Desafio 2019 – Expressão Emocional

desafio inteligência emocional

Chegamos ao mês de Outubro, tempo de lançar um novo desafio para desenvolver a nossa Inteligência Emocional!

Depois do último mês termos falado sobre um tema que não está diretamente relacionado a nenhum modelo da Inteligência Emocional, mas que a impacta (Descanso), no desafio deste mês abordamos um conceito diretamente ligado à Inteligência Emocional. Estamos a falar da Expressão Emocional.

Antes de lançarmos o novo desafio do mês, vamos recordar os últimos 9 desafios de 2019:

A expressão emocional refere-se à forma como comunicamos a nossa experiência emocional, através de pistas verbais e não verbais.

Quando expressamos as nossas emoções, estamos a trabalhar em dois processos: regular as nossas emoções e melhorar a nossa capacidade de comunicação. Expressar emoções ajuda-nos a realçar as mensagens, mostrar autenticidade e criar laços, desenvolvendo mais confiança.

Imagina que uma pessoa te dá um elogio, mas a sua cara tem uma expressão neutra e um tom e timbre de voz sem qualquer entusiasmo. Como é que irias sentias esse elogio? Dificilmente
sentirias que era um verdadeiro elogio. Se não expressarmos emoções através da nossa linguagem não verbal (e verbal), a mensagem passada pode não ser percepcionada como verdadeira.

No entanto, é preciso ter em atenção na forma como comunicamos os nossos sentimentos e emoções. Uma boa forma de expressar emoções é ganhar responsabilidade pelos mesmos em vez de culpar os outros pelos mesmos. No entanto, é normal desresponsabilizarmo-nos dos nossos sentimentos. Ou seja, dizemos que nos estamos a sentir de determinada forma por causa de determinada pessoa ou situação. Mas, embora essa pessoa ou situação seja um gatilho que inicie um estado emocional, a nossa perceção, vivências passadas, expetativas, crenças e valores têm um papel fundamental na forma como nos vamos sentir.

Durante este mês, o desafio consiste em comunicares as tuas emoções de forma construtiva e não acusatória. Para isso, podes utilizar estes três pontos quando te quiseres expressar:

  1. Começa com a palavra “Eu” e o sentimento;
  2. Explica a situação ou acção que te fez sentir dessa forma;
  3. Adiciona o motivo porque te sentiste dessa forma.

Imagina que um colega teu no local de trabalho está constantemente a perguntar como é que está a correr o teu projeto que estás a trabalhar e isso irrita-te, porue começas a ter pensamentos do género: “Então ele acha que eu não sei fazer isto?”. Se não disseres nada, ele continua a fazer isso. Mas ele pode nem se aperceber que o que está a fazer irrita-te, pois a intenção até pode ser positiva. Então, neste caso, poderias dizer o seguinte:

Eu sinto-me irritado/a quando me perguntas constantemente como é que está a correr o projeto, porque faz-me pensar que não tens confiança no meu trabalho”.

Podes utilizar este formato de comunicação cada vez que quiseres comunicar a forma como te sentes, retirando o tom acusatório. Não significa que a outra pessoa não sinta nenhum tipo de acusação, pois irá experienciar uma reação emocional. Mas esta forma de comunicação será percecionada de forma muito mais positiva do que se comunicarmos “Tu irritas-me” ou “Tu fazes-me sentir irritado”.

inteligência emocional - expressão emocional

Share

Artigos recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Queres saber mais sobre Inteligência Emocional?

Subscreve a nossa newsletters e recebe artigos, vídeos e conteúdo de última geração de forma gratuita!

Li a politica de privacidade e quero subscrever a newsletter

Queres saber mais sobre Inteligência Emocional?

Subscreve a nossa newsletters e recebe artigos, vídeos e conteúdo de última geração de forma gratuita!

Li a politica de privacidade e quero subscrever a newsletter