fbpx

#8 Desafio 2017 – Assertividade

#8 Desafio 2017 – Assertividade

Olá!

Mês de Agosto, típico mês de férias para muitas pessoas. Embora este mês seja, para muitos, para descansar, podemos continuar a treinar a nossa inteligência emocional com pequenos passos diários. Neste mês quero desafiar-te a treinar a tua Assertividade!

Os últimos 7 desafios que lançamos, foram:

 

No espectro da comunicação, podemos ser mais passivos, agressivos ou assertivos.

Num dos extremos do espectro da comunicação, temos as pessoas passivas. Têm medo de defender as suas ideias, aquilo que pensam, e mesmo quando têm algo de relevante para acrescentar, preferem não o fazer. Evitam olhar para as pessoas, tornam-se mais isoladas, valorizam-se pouco e têm mais dificuldade em atingir os seus objetivos. Preferem prejudicar-se de forma a evitar potenciais conflitos.

No outro extremo do espectro, temos as pessoas agressivas. Estas pessoas tendem a interromper os outros e a falar por cima e em tom elevado. Intimidam os outros através da sua linguagem verbal e não verbal e consideram apenas as suas opiniões como válidas. São capazes de atingir mais objetivos na vida que as pessoas passivas, mas à custa de magoar e “passar por cima” das outras pessoas.

No meio, temos as pessoas assertivas. As pessoas mais assertivas têm a capacidade de comunicar as suas intenções, ideais, valores, convicções, de forma confiante e não agressiva. Utilizam um bom contacto ocular, falam abertamente e com um bom tom de voz. Valorizam a sua opinião tanto com a dos outros, sem deixar de defender aquilo que acreditam. Estas pessoas atingem os seus objetivos com facilidade, respeitando os outros ao longo do caminho.

Quando treinamos a nossa assertividade, começamos a aumentar a nossa autoestima, entendemos melhor os outros e ganhamos mais tempo, bem como mais energia.

Uma das maiores dificuldade que temos, é dizer “Não” às outras pessoas, principalmente se tivermos uma ligação emocional ou profissional mais forte.

À semelhança dos outros meses, lançamos desafios pequenos para ires aplicando no dia a dia. Conseguimos ganhar novas competências comportamentais, se começarmos com pequenos passos, repetidos habitualmente. Então, o nosso desafio deste mês, é que comeces a dizer “Não” a algumas coisas no teu dia a dia. Pequenas coisas, pequenos pedidos, que não te tragam uma grande carga emocional. Se fores ganhando o hábito de dizer “Não”, vais ganhar mais confiança no teu discurso e vais conseguir defender mais facilmente as tuas convicções e valores.

Bom treino!

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Queres saber mais sobre Inteligência Emocional?

Subscreve a nossa newsletters e recebe artigos, vídeos e conteúdo de última geração de forma gratuita!

Li a politica de privacidade e quero subscrever a newsletter

Queres saber mais sobre Inteligência Emocional?

Subscreve a nossa newsletters e recebe artigos, vídeos e conteúdo de última geração de forma gratuita!

Li a politica de privacidade e quero subscrever a newsletter