Mais um mês de 2017, mais um desafio mensal! Se tens estado a acompanhar os desafios (e esperemos, que a fazê-los!), recordamos-te os últimos 4 desafios de inteligência emocional que lançamos desde do início do ano.
- Janeiro: Consciência emocional (Ver o desafio aqui)
- Fevereiro: Autoestima (Ver o desafio aqui)
- Março: Exercício físico (Ver o desafio aqui)
- Abril: Resiliência (Ver o desafio aqui)
Este é o mês da Resistência ao Impulso. Esta competência emocional é fundamental na inteligência emocional, pois é a base do auto controlo. Para gerirmos as nossas emoções, temos que ser capazes de resistir ao impulso emocional que nos leva a agirmos de certa maneira. É através da resistência ao impulso que atingimos um melhor auto controlo. Esta competência é o que nos separa das restantes espécies animais, graças a uma parte do nosso cérebro mais desenvolvida, que é o córtex pré-frontal. Esta região do cérebro é responsável por gerir o impulso emocional que vem das partes mais primitivas do nosso cérebro. Em vez de sermos seres reativos, conseguimos planear, avaliar alternativas e evitar comportamentos que no futuro nos podemos arrepender.
Se é fácil? Claro que não. Quanto maior a carga emocional, mais difícil se torna. Mas também quanto mais treinarmos, mais fácil se irá tornar.
Então o desafio desta semana prende-se com o auto controlo, nomeadamente através da resistência ao impulso. Deixamos-te uma pequena dica de como podes contornar aquele impulso que te está a levar para um caminho que não é o desejado. Aplica esta técnica sempre que tiveres um impulso não desejado. É através do treino, que aumentamos a nossa inteligência emocional e que conseguimos gerar respostas mais eficazes para o nosso dia a dia.
Até ao próximo desafio!