Categorias
Artigos Blog

#2 Desafio 2017 – Autoestima

Olá,

 

Chegámos ao mês de Fevereiro e, com isso, ao nosso 2º desafio do ano! O tema deste mês é: Autoestima.

E o que é isto da autoestima que tanto ouvimos falar? A autoestima é uma avaliação subjetiva que fazemos de nós próprios, como sendo positiva ou negativa. Esta avaliação contempla várias coisas, nomeadamente desde as nossas crenças , emoções sentidas ou comportamentos que temos.

Uma das formas de aumentarmos a nossa autoestima é fazermos mais vezes coisas que gostamos e tentar reduzir o número de coisas que não gostamos. Claro, sem atrapalhar ou boicotar o nosso dia a dia.

Então, se fizeste o desafio de Janeiro (se não o fizeste, podes fazer agora, clicando aqui), sobre o tema da Consciência Emocional, vais ter uma tabela com coisas que gostas de fazer e coisas que não gostas de fazer.

O desafio para este mês é dedicares mais tempo a fazeres atividades que gostas e reduzires ou eliminares atividades que não gostas.

Achas que é difícil? Então dou-te algumas dicas de como poderás fazê-lo:

  1. Faz uma coisa de cada vez: ”Saltitar” entre tarefas requer um esforço cognitivo maior, perdemos mais tempo e não produzimos tanto.
  2. Elimina distrações: Temos que ser honestos quanto a este ponto. É comum estarmos a fazer algo e, de repente, toca o telefone, recebemos um e-mail, vamos às redes sociais e o tempo vai passando. Faz uma atividade que gostes, sem distrações, de forma a aproveitares mais e poupares mais tempo.
  3. Planeia antecipadamente: Se no dia anterior, ou na própria manhã, planeares as tuas tarefas, vais estar muito mais focado e ser muito mais produtivo. Perde 10m de manhã para ganhares horas ao longo do dia.
  4. Utiliza um sistema de recompensa: Se tiveres algo para fazer obrigatório, mas que não gostes, tenta compensar de seguida com algo que gostes. Assim aumentas as atividades que gostas de fazer e crias uma associação positiva de fazer a tarefa que não gostas tanto.
  5. Negoceia: Na tua lista existe alguma coisa que possas negociar? Quer em casa ou no trabalho? Pensa bem e poderá haver alguma atividade que não gostes que possas negociar por outra atividade.
  6. Televisão: É muito comum ouvir pessoas queixarem-se que não têm tempo para fazer o que gostam, mas não se apercebem do consumo que fazem de televisão. É o teu caso? Então troca tempo de televisão por tempo de lazer. Se uma coisa que gostas de fazer é ver televisão, então continua. Apenas tenta não despender muito tempo, que possas estar a fazer outra coisa útil e positiva para ti.

 

Se passarmos mais tempo a fazer mais coisas que gostamos, sentimos-nos melhor, geramos mais emoções positivas e, com isso, aumentamos a nossa autoestima.

 

Até ao próximo desafio!

 

autoestima

 

Subscreva a newsletter

Para receber todas as novidades em primeira mão…